sexta-feira, 17 de junho de 2022

32º DIA (08/06/2022) DOS 52 DIAS DE JEJUM E ORAÇÃO.


 

LEITURA BÍBLICA: Neemias 5.6-10

Neemias não ficou passivo diante de tamanha injustiça. Ele reagiu fortemente. Ele se aborreceu. Ele se encheu de ira. Neemias repreendeu os nobres e magistrados e lhes disse: “sois usuários, cada um para com seu irmão.” O conformismo com a injustiça é um grave pecado aos olhos de Deus. A ira em si não é pecado. A ira deve ser focada no mal e não contra quem pratica o mal. A ira é pecaminosa quando nós despejamos sobre nossos filhos, cônjuge, irmãos ou quando nutrimos mágoa ou desejamos vingança. Fomos chamados de Protestantes exatamente pela inconformação com erro e com pecado. Os desmandos no trato da coisa pública e a corrupção endêmica e sistêmica em nosso país deveriam fazer ferver o sangue em nossas veias.

Neemias teve coragem para repreender o erro ainda que na vida dos nobres, dos ricos, dos Poderosos. Ele tem compromisso com a verdade e com a justiça por isso não se intimida. Neemias não amacia a situação. Ele chama os nobres e magistrados de usuários. Ele coloca o dedo na ferida e desmascara os nobres, denunciando sua conduta vergonhosa e injusta.

Neemias não é um líder que apenas tem coragem, ele tem vida. Ele não apenas fala, ele dá exemplo. Neemias não sobe no palanque para falar elogios a si mesmo estando comprometido com os mesmos crimes que denuncia. Ele não é hipócrita.  Neemias não ocupa liderança para tirar vantagem. Ele é um homem que ama o povo e não o dinheiro. Neemias resgatou os judeus escravos dos estrangeiros. Agora, os líderes do Povo estão fazendo essas pessoas escravas novamente. Ele não apenas socorreu os necessitados, mas perdoou-lhes a dívida, visto que não puderam pagar a ele. O maior líder de todos os tempos, Jesus de Nazaré, disse que para você liderar você precisa servir.

As pessoas podem ser colocadas em cargos de poder porque são parentes ou amigas de alguém, porque herdaram dinheiro ou poder. Isto nunca acontece com autoridade. A autoridade não pode ser comprada nem vendida, nem dada nem tomada. A autoridade diz quem você é como pessoa, como é seu caráter e como é a influência que exerce sobre as pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário