quinta-feira, 21 de julho de 2022

QUEM NÃO TEM PECADO, ATIRE A PRIMEIRA PEDRA.


 

Poucos são os textos bíblicos com demonstração tão eficaz e revelação surpreendente sobre a leveza do ser do homem em julgar os erros dos outros sem olhar os seus próprios do que a passagem sagrada que fala da mulher pega em adultério.

 

De um lado, nós temos como pano de fundo da narrativa bíblica a mulher flagrada em ato de pecado. Do outro, homens “santos” dizem-se desonrados pela conduta pecaminosa da judia vilã e querem sua morte. A cena histórica configura-se como pedagogia. O Filho de Deus, escrevendo na areia em silêncio misterioso, resiste aos apelos dos “santos” para que Ele julgue a atitude da pobre mulher.

 

Os homens que acusavam a mulher eram modelos morais. Só que em face da pergunta de Jesus, “quem não tem pecado, atire a primeira pedra?” a debandada foi geral. Semelhante crítica foi a do sambista brasileiro que, na década de 90, põe em xeque a moral brasileira: “Se gritar pega ladrão, não fica um, meu irmão!”

 

Aqueles homens “santos” tiveram que enfrentar o fato inexorável que, na maioria das vezes, a indignação pelo ato errado dos outros, é só uma tentativa de esconder o lado negro das nossas perversões pessoais. Quase sempre, toda ação revoltosa em querer punir alguém é uma tentativa de tirar alguma coisa que está nos incomodando. Os homens da lei foram confrontados por Jesus pelo lado da sua interioridade, pois Jesus mostra que o desejo de fazer o mesmo que o outro fez é uma realidade avassaladora na vida do mais honestos. E detalhe: todos nós somos capazes de fazer pior do que o outro. Por isso o que o outro fez de errado ameaça tanto os que gostariam de ter feito ou aqueles que continuam fazendo.

 

O comportamento de alguns irmãos e irmãs envolvidos em escândalos é a mais pura evidência de que usamos várias máscaras para ocultarmos o nosso verdadeiro rosto.


Soli Deo Gloria

Pastor Flavio Constantino


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CULTO DE INAUGURAÇÃO DA ADBA (09/09/2023)

  No último dia 09 de setembro a ASSEMBLEIA DE DEUS BÁLSAMO E AVIVAMENTO , celebrou ao Senhor por esta grande vitória: a aquisição de um esp...