segunda-feira, 25 de julho de 2022

DIZIMAR É ANTES DE TUDO GRATIDÃO.


Em Gênesis 8.20, lemos que Noé ao sair da arca, após o dilúvio, ofereceu a Deus sacrifícios em gratidão pela sua salvação e a de sua família.

Este fato bíblico comprova, mais uma vez, que a prática de ofertar alguma coisa a Deus sempre emana, desde o princípio, de um coração generoso e, sobretudo, agradecido.

Em Gênesis 14.20, nos deparamos com um episódio que bem ilustra a prática do dízimo como forma de agradecimento a Deus. O escritor aos Hebreus no capítulo 7 versículo 4 também fala sobre o ocorrido: “Considerai, pois, quão grande era este, a quem até o patriarca Abraão deu os dízimos dos despojos.”

A atitude que Abraão tomou diante de Melquisedeque, sacerdote do Deus Altíssimo, demonstra sua gratidão a Deus pela vitória. Essa é, inclusive, a primeira menção bíblica da expressão “dízimo”, sugerindo que o costume era observado pelos povos primitivos, muito antes da lei; de sorte que é um tremendo equívoco pensar que a origem do dízimo remonta à lei mosaica.

Se acompanharmos atentamente as narrativas bíblicas no livro de Genesis, iremos nos deparar com Jacó, mais especificamente com o voto que ele fez a Deus, comprovando que a prática das ofertas e dízimos era algo bem comum nas sociedades primitivas. “Então, levantou-se Jacó pela manhã, de madrugada, e tomou a pedra que tinha posto por sua cabeceira, e a pôs por coluna, e derramou azeite em cima dela. E chamou o nome daquele lugar Betel; o nome, porém, daquela cidade, dantes, era Luz. E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer e vestes para vestir, e eu em paz tornar à casa de meu pai, o Senhor será o meu Deus; e esta pedra, que tenho posto por coluna, será Casa de Deus; e, de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.” (Gn 28. 18-22)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CULTO DE INAUGURAÇÃO DA ADBA (09/09/2023)

  No último dia 09 de setembro a ASSEMBLEIA DE DEUS BÁLSAMO E AVIVAMENTO , celebrou ao Senhor por esta grande vitória: a aquisição de um esp...