terça-feira, 5 de junho de 2012

Pastor Samuel Torralbo desabafa chama de "corruptos e vendedores da fé" alguns pregadores da atualidade.


O pastor Samuel Torralbo publicou artigo em que propõe reflexão sobre os pregadores atuais, a quem chama de “vendedores da fé” e os de tempos atrás, e faz comparações com os hábitos e conteúdo dos mesmos.

No artigo “Aumento de Pregadores, Diminuição da Palavra?”, publicado em seu site, Torraibo critica os “pregadores playboys” e afirma que na sua infância, ser pregador em tempo integral era raro, e estes, “normalmente eram referências de homens de muita oração, santidade, piedade, palavra, integridade e compromisso com Deus. Naquela época, ninguém queria ser pregador, porque significava sofrimento, perseguição, contradição, escassez e padecimento pela causa do evangelho”.

Samuel Torraibo entende que essa mudança é recente, e que trouxe um empobrecimento de qualidade em relação às pessoas que se propõe a serem pregadores e que seus testemunhos, são diferentes dos antigos: “a dez anos atrás no meio evangélico (pentecostal) um pregador de sucesso era aquele que orava com disciplina, pregava com verdade, imparcialidade e integridade. Sua vida privada quando descoberta revelava idoneidade, fidelidade, santidade e entrega devocional a Deus. Hoje lamentavelmente o modelo de sucesso para muitos, são pregadores playboys, milionários, com dezenas de carros, retocados com lipoaspiração e plásticas faciais. É triste o cenário”.

O tom da crítica do pastor Torraibo sobe ao citar as divisões de igrejas e o que chama de manipulação da fé, com promoção de campanhas que segundo ele, são “inconcebíveis”: “Em conluio com essa classe de lobos, que ultimamente nem se preocupam tanto em se disfarçarem de ovelhas, encontra-se uma liderança avarenta, materialista e carnal”.

Porém, apesar de suas críticas ao modelo que chama de “corrupto”, o pastor Samuel confessa ter esperança de que o cenário mude e que enxerga jovens ansiosos por conhecer a verdade bíblica: “É verdade que o aumento da comercialização, banalização, e toda sorte de agressão ao verdadeiro evangelho de Cristo é um fato na pós modernidade, mas também é perceptível o aumento principalmente de lideres (jovens) comprometidos com os fundamentos da fé cristã. Espero em breve assistir, a falência dos charlatões da religião, enquanto vejo o povo de Deus clamando como Israel fez no retorno do cativeiro: “Tragam o livro” (Ne 8.1)”.

Confira abaixo a íntegra do artigo do pastor Samuel Torraibo:

Lembro-me, na minha infância, que pregadores do evangelho que viviam em tempo integral para o ministério era uma raridade. Trago em minha memória o que significava receber um pregador desses na igreja em que congregava, normalmente eram referências de homens de muita oração, santidade, piedade, palavra, integridade e compromisso com Deus. Naquela época, ninguém queria ser pregador, porque significava sofrimento, perseguição, contradição, escassez e padecimento pela causa do evangelho. As coisas mudaram drasticamente de alguns anos pra cá. Mudou, porque hoje para muitos, o oficio da pregação se tornou status, meio de vida, glamour, e autopromoção pessoal.

Mudou, porque a dez anos atrás no meio evangélico (pentecostal) um pregador de sucesso era aquele que orava com disciplina, pregava com verdade, imparcialidade e integridade. Sua vida privada quando descoberta revelava idoneidade, fidelidade, santidade e entrega devocional a Deus. Hoje lamentavelmente o modelo de sucesso para muitos, são pregadores playboys, milionários, com dezenas de carros, retocados com lipoaspiração e plásticas faciais. É triste o cenário.

Não é difícil identificar esses “modelitos” ambulantes em muitos púlpitos pelo Brasil, com os mesmos estereótipos, jargões, heresias, lascívia, mentira, visando unicamente o beneficio do seu próprio ventre.

Em conluio com essa classe de lobos, que ultimamente nem se preocupam tanto em se disfarçarem de ovelhas, encontra-se uma liderança avarenta, materialista e carnal. Dividem oferta, negociam o povo, vendem amuletos, promovem campanhas incabíveis, e manipulam o sagrado.

A teologia deles é a do ventre, de modo que, censuram aqueles que estudam a bíblia e possuem uma fé ortodoxa, banalizam os fundamentos hermenêuticos da interpretação bíblica, fazendo do texto sagrado uma formula mágica e mística descontextualizada.

Meu lamento não é maior porque sei que este modelo desafeiçoado e corrupto tem prazo para acabar. Daqui a pouco Jesus entra no templo e expulsa novamente esses cambistas, comerciantes e vendedores da religião. Aos poucos as pessoas vão se cansando e despertando para a realidade e assim discernindo o engano. Minha alegria em contraposição deste cenário é observar uma sutil, mas real e crescente fome por muitos cristãos pela autentica palavra de Deus.

É verdade que o aumento da comercialização, banalização, e toda sorte de agressão ao verdadeiro evangelho de Cristo é um fato na pós modernidade, mas também é perceptível o aumento principalmente de lideres (jovens) comprometidos com os fundamentos da fé crista.

Espero em breve assistir, a falência dos charlatões da religião, enquanto vejo o povo de Deus clamando como Israel fez no retorno do cativeiro: “Tragam o livro” (Ne 8.1)

Acredito que, ainda na minha geração verei um reavivamento no púlpito, onde as escrituras será o modelo desejado por todos. Onde, os televangelistas não serão vendedores de campanhas consagradas, óleos ungidos, livros com mágicas evangélicas, mas pregarão o arrependimento dos pecados, a salvação e a esperança da glória em Cristo. E por fim, o crescimento da igreja e da propagação do evangelho serão sentidos com o crescimento do anúncio das escrituras sagradas.

Oração: Perdoa-nos Senhor, e torna-nos a dar um coração reto e puro, que haja em nós o mesmo sentimento que existiu em Cristo Jesus, a mesma chamada que ardeu em Paulo, e a mesma entrega que existiu nos profetas. Amém.

Fonte: GOSPEL mais
Li no conceituado blog do meu amigo Pastor Elias Rébuli.

5 comentários:

  1. Muito interessante esse post. Também comungo esse mesmo sentimento de tristeza por ver homens amantes de sí mesmo, que anunciam um ''evangelho barato''. Que O Senhor tenha misericórdia e levante verdadeiros homens de Deus que mostrem o Evangelho em toda a sua essência: Arrependimento, Salvação e Esperança da Glória em CRIST JESUS! Abraços Pr. que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Prezado Pastor.

    Tema bem atual , porém bastante polêmico.
    Acredito que o avivamento que o Brasil precisa é de homens comprometidos com o Evangelho da Graça, que tenham o temor a Deus (coisa rara no meio evangélico)e acima de tudo que pastoreie as ovelhas que o Senhor Jesus os confiou.
    Alguns desses líderes estão preocupados com a arrecadação, a fama, a quantidade de membros; esquecendo-se que, ao Senhor prestarão contas de cada alma que se perdeu por negligenciarem o Chamado.

    Eu louvo a Deus, pelo blog e também por sua vida.

    Continue nessa unção, pois só o Amor a Verdade liberta!!!

    Deixo o convite para visitar o meu blog e também seguir...
    Já te seguindo!

    Em Cristo,

    ***Lucy***

    ResponderExcluir
  3. Caro pr. Flávio Constantino,

    A paz amado!

    Creio que o pastor Samuel Torraibo está alertando.

    O que acontece neste momento em diversas igrejas, seria inconcebível há poucos anos.

    O inconcebível, tornou-se real e está a nossa volta como um circo, recheado de palhaços da fé.

    O engano é a chave para o futuro deste vendilhões de promessas infundadas e incoerentes com a Palavra de Deus.

    Clamemos ao Senhor para que a coragem da fé, seja resultado dos corações que denunciarão, por não suportarem mais, esta orgia demoníaca, provocada pelos arrumadinhos da fé, em suas aparições globalizadas pelos eventos promovidos, para a ruína dos milhares, que acreditam na prosperidade e na gospelidade da igreja.

    O Senhor seja contigo, nobre pastor,

    O menor de todos os menores. Um Tradicional Pentecostal.

    ResponderExcluir
  4. Navegando pelos blogs encontrei o seu, me deixou maravilhado pelo que escreve, também é uma bênção para mim. Gostei de poder encontrar seu blog e poder ver e ler o que está a escrever, e pela escrita, pode-se notar seu amor para com o próximo, e para com O Senhor Jesus. Que Jesus continue a derramar Sua bênçãos sobre sua vida. Obrigado e as maiores bênçãos de Deus para si e família. António Batalha.

    ResponderExcluir
  5. Esses pastores que hoje prosperam no meio evangélico em quase todas as denominações , vou colocar quase pois deve existir alguma que se salve muito embora eu não conheça nenhuma ,são crias de um sistema que é bem conhecido por todos ,só que quem o pratica não reconhece que o faz ou seja faz sem perceber ,sistema chamado de nova era , nova era sim pois querem impingir um evangelho novo diferente daquele que nos foi deixado por Jesus , então percebam como o diabo trabalha dentro das igrejas além de doutrinas , filosofias e sofismas que já existem porai catando toda a sorte de pessoas de credos diferentes ele não se contenta e adentrou já no seio das igrejas para também enganar até os escolhidos como a própria palavra de Deus já nos alertou e reparem que isso já está acontecendo irmãos , e também digo que eles não se dão de conta disso pois o vil metal segam-lhe os olhos da verdade e não conseguem se enxergar que são eles os cães gulosos que não se podem fartar , fazendo pregações distorcidas de trechos e versículos pela metade só pra distorcer e pregar oque querem mesclando coisas do primeiro tabernaculo que não passam de alegoria nos nossos tempos sem querer desfazer pois existem excelentes exemplos de fé ele é barbaro não tem oque dizer porém o meu alimento em Cristo a minha graça a minha salvação no Reino dos céus e a justiça estam ali , e a prosperidade? bhá é ai que eles pegam os incautos , amados a prosperidade faz parte das demais coisas que nos serão acrescentadas, então irmãos fica essa singela mensagem que espero possa servir pelo menos como aviso pois muito mais coisas que essa minuscula ponta que vos escrevo aqui existem no nosso meio e muitas vezes não as enxergamos pois são muito sutis devido a eficaz astucia de nosso inimigo .

    ResponderExcluir

CULTO DE INAUGURAÇÃO DA ADBA (09/09/2023)

  No último dia 09 de setembro a ASSEMBLEIA DE DEUS BÁLSAMO E AVIVAMENTO , celebrou ao Senhor por esta grande vitória: a aquisição de um esp...