terça-feira, 21 de setembro de 2010

Escova velha e mal Lavada dá Bactérias


Escova de dente contaminada pode prejudicar a saúde. Se estiver com bactérias, ela provoca cáries e até pneumonia.

Elas estão cada vez mais elaboradas: com cerdas multifuncionais, cabeças de vários tamanhos, versões motorizadas e algumas vêm até com limpador de língua acoplado. Inventada em 1498, na China, a escova de dente é acessório indispensável para a manutenção da saúde bucal. Mas, embora todos saibam de sua importância na hora de fazer a higienização dos dentes, poucos conhecem os cuidados que devem ser tomados para que ela não acabe se transformando em uma inimiga da boca ao se tornar um agente transmissor de doenças.

Aliada ao creme dental, a escova elimina a placa bacteriana e as sujeirinhas que ficam escondidas nos dentes, evitando cáries e outras doenças contagiosas que atingem nossa boca, como a herpes, afta e inflamações na gengiva. Para se ter uma ideia do estrago, as bactérias se multiplicam 250 vezes, em 24 horas sem escovação.

Por outro lado, basta uma escova mal cuidada para que a saúde do corpo inteiro fique ameaçada. De acordo com a dentista Gabriele de Oliveira Carvalho, da Unicamp, como as pessoas não sabem limpá-la da maneira correta, a escova pode virar um depósito de bactérias e transmitir doenças infecciosas graves desencadeados por esses micro-organismos, como pneumonia e até hepatite.

“Quando há uma infecção, as células de defesa do organismo vão morrendo, enquanto as bactérias se fortalecem e caem na corrente sanguínea. Quando isso acontece, elas podem se alojar em quaisquer órgãos do corpo e causar danos graves à saúde”.

O assunto é tão sério que o Ministério da Saúde pretende distribuir cerca de 40 milhões de escovas e pastas de dente para a população durante esse ano. Os kits são para alunos de escolas públicas e pacientes atendidos pelo programa “Saúde Bucal”.


DO JEITO CERTO:

Abandone hábitos como passar desinfetante na escova ou limpá-la na toalha. Para evitar qualquer tipo de doença, ela deve ser higienizada da maneira correta. O Minha Vida conversou com a dentista para sugerir alguns cuidados na hora da limpeza da escova:
– Lavar as mãos antes da escovação
– Lavar bem a escova na água
– Batê-la no cantinho da pia para tirar o excesso de água. Não é para secar com a toalha ou papel.
– Borrifar Clorexidine, um antibactericida doméstico, indicado para a esterilização da escova. Retire o excesso batendo no cantinho da pia.
– Guarde a escova em um estojinho limpo e seco
–Troque a escova cada dois meses, isso evitará o acúmulo de sujeira e a proliferação de micro-organismos.


JAMAIS FAÇA:

– Usar desinfetante doméstico ou produtos similares para limpar sua escova, pois podem causar intoxicação
– Secar a escova na toalha. A toalha é usada para secar o corpo e pode estar cheia de bactérias, que contaminarão sua escova. Usar papel também não é uma opção, já que ele também fica exposto às bactérias presentes no banheiro, portanto, pode contaminar a escova
– Guardar sua escova junto com outras. Isso aumenta o contato com fungos e bactérias que podem estar escondidos nas demais escovas.
Além disso, a escova derrama o excesso de água no fundo dos recipientes de suporte tornando o ambiente propício para a contaminação por germes e bactérias.

Fonte: Minha Vida

8 comentários:

  1. Paz do Senhor, Caro Pr. Flávio Constantino.

    Como minha esposa é auxiliar de odontologista a quase 9 anos e com muita experiência nesta área bucal, eu ouço todos estas informações de como usar e não usar a escova e etc...quase todos os dias, já estou craque nisso.

    Parabéns, bloguar também é levar informação à todos.

    Abraço em Cristo, Alexandre Pitante.

    ResponderExcluir
  2. Caro irmão e amigo,
    Pr. Flávio Constantino,

    A Paz do Senhor,

    Parabéns,

    afinal de contas, blog também é cultura e saúde...

    Deus te abençoe!

    Um grande abraço!

    Seu conservo n'Ele,

    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  3. Querido irmão Alexandre,

    A Paz do Senhor,

    Você está muito bem acompanhado e informado também.

    Um grande abraço,

    No Amor de Cristo,

    Pastor Flavio Constantino.

    ResponderExcluir
  4. Querido Pastor Carlos Roberto,

    A Paz do Senhor,

    É verdade, blog também é cultura e saúde.

    Um prazer tê-lo por aqui.

    Um grande abraço,

    No Amor de Cristo,

    Pastor Flavio Constantino.

    ResponderExcluir
  5. Excelente informação caro pastor, todos nós devemos ser informados não só do que é pertinente à doutrina bíblica mas também sobre assuntos como estes que acabamos de ler. Deus abençoe sua vida e ministério. Um grande abraço e me adicione como amigo no Facebook, é só procurar por Cicero Ramos.

    ResponderExcluir
  6. Querido irmão Cicero Ramos,

    A Paz do Senhor,

    Grato pela visita e por seu comentário.

    Um grande abraço,

    No Amor de Cristo,

    Pastor Flavio Constantino.

    ResponderExcluir
  7. Pr. Flávio e Ministério Eu Creio, também é Saúde e Cultura né..rs

    Grande abraço meu pastor.


    Ronnie

    ResponderExcluir
  8. Querido irmão Ronnie,

    A Paz do Senhor,

    É verdade.

    Um grande abraço,

    No Amor de Cristo,

    Pastor Flavio Constantino.

    ResponderExcluir

CULTO DE INAUGURAÇÃO DA ADBA (09/09/2023)

  No último dia 09 de setembro a ASSEMBLEIA DE DEUS BÁLSAMO E AVIVAMENTO , celebrou ao Senhor por esta grande vitória: a aquisição de um esp...