domingo, 26 de junho de 2022

50º DIA (26/06/2022) DOS 52 DIAS DE JEJUM E ORAÇÃO.


 

LEITURA BÍBLICA: NEEMIAS 9.8 - 12

 

1. Deus é fiel para cumprir suas promessas – v. 8

Deus achou o coração de Abraão fiel e fez uma aliança com ele. Ele vela pela sua Palavra em a cumprir. Passa o céu e a terra, mas a sua Palavra não passará. Ele não é homem para mentir. Mesmo quando somos infiéis, ele permanece fiel, porque não pode negar a si mesmo.

Estamos numa relação pactual com Deus. Ele prometeu ser o nosso Deus e o Deus dos nossos filhos para sempre. Deus prometeu a Abraão e sua descendência bênçãos pessoais, nacionais e universais.

2. Deus é aquele que liberta o seu povo da aflição – v. 9

Deus vê e Deus ouve. Ele é o Deus presente. Ele se importa conosco. Ele viu a aflição do povo no Egito. Ele ouviu o seu clamor. Ele desceu. Ele libertou o povo com mão forte e poderosa.

A ênfase está nas ações de Deus em favor do seu povo escolhido: “viste, ouviste, fizeste, dividiste, lançaste, guiaste, desceste, falaste, deste, juraste”.

Deus ainda continua libertando. Ele ainda continua quebrando as cadeias e despedaçando os ferrolhos de ferro. Ele ainda continua abrindo as portas de bronze e trazendo o seu povo para um lugar espaçoso.

3. Deus é aquele que opera milagres para revelar o seu poder – v. 10-11

Deus não apenas tirou o seu povo do Egito, mas derrubou os deuses do Egito. Deus enviou dez pragas. Cada praga foi dirigida contra uma divindade no Egito. Deus estava revelando ao mundo que só ele é Deus.

Os milagres não são o Evangelho, mas podem abrir portas para ele. O nome de Deus foi exaltado através dos milagres operados no Egito.

Quando o povo ficou encurralado, cercado por todos os lados, Deus abriu um caminho no meio do mar. Ele continua abrindo caminhos na tormenta.

4. Deus é aquele que guia o seu povo com sua presença – v. 12

Tanto a coluna de fogo como a coluna de nuvem eram símbolos da presença de Deus com o seu povo. A presença de Deus protege, aquece, refrigera e orienta.

A coluna de fogo os aquecia no frio do deserto e lhes alumiava o caminho.

A coluna de nuvem refrescava-lhe o calor do deserto e lhes dava refrigério nas caminhadas do dia.

O Senhor está conosco sempre. Sua presença é o nosso alento para a caminhada da vida até entrarmos na terra prometida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CULTO DE INAUGURAÇÃO DA ADBA (09/09/2023)

  No último dia 09 de setembro a ASSEMBLEIA DE DEUS BÁLSAMO E AVIVAMENTO , celebrou ao Senhor por esta grande vitória: a aquisição de um esp...