segunda-feira, 17 de maio de 2010

Os "Filhos do Reino" - Quem são eles hoje? ( parte I )


"E, entrando Jesus em Cafarnaum, chegou junto dele um centurião, rogando-lhe e dizendo: Senhor, o meu criado jaz em casa paralítico e violentamente atormentado. E Jesus lhe disse: Eu irei e lhe darei saúde. E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado sarará, pois também sou homem sob autoridade e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: vai, e ele vai; e a outro: vem, e ele vem; e ao meu criado: faze isto, e ele o faz. E maravilhou-se Jesus, ouvindo isso, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé. Mas eu vos digo que muitos virão do Oriente e do Ocidente e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no Reino dos Céus; E os filhos do Reino serão lançados nas trevas exteriores; ali, haverá pranto e ranger de dentes. Então, disse Jesus ao centurião: Vai, e como creste te seja feito. E, naquela mesma hora, o seu criado sarou."

O Texto de Matheus cap.8, v.5-13 é algo que faz calar qualquer coração insensível, pelo fato de reproduzir um apelo bastante relevante sobre o nosso lugar como “filhos do reino”, designação que tem os seus privilégios, mas também muito peso de responsabilidade.

O episódio bíblico, conquanto tenha o seu lado factual de um grande milagre realizado por Cristo, não deixa de sinalizar para algo que é bem mais desafiador do que a cura realizada.

As palavras de Jesus “desta feita, virão pessoas do Oriente e do Ocidente e assentar-se-ão à mesa diante de Abraão, Isaque e Jacó no Reino dos céus, mas os filhos do Reino serão lançados para fora, no lago de fogo e enxofre, onde haverá choro e ranger de dentes”, pesam e agravam a seriedade da declaração. Em outras palavras, o Filho do Homem está asseverando que, com o advento do Reino de Deus – algo que aconteceu na sua manifestação – algumas coisas eminentemente estranhas e revolucionárias vão acontecer: os que pensam que estão dentro do Reino, vão para fora, e os que estão do lado de fora vêm para dentro. Pior: os que estão sendo expulsos de dentro são, nas palavras de Jesus, nada mais nada menos do que os filhos do Reino.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...