sexta-feira, 6 de março de 2020

QUEIMEM OS NAVIOS



Agátocles, Tirano de Siracusa, numa expedição marítima contra Cartago, ao desembarcar, mandou queimar todos os seus próprios navios e marchou contra Cartago, cujos habitantes, derrotou. Fez isso para anular para si próprio e a seus comandados qualquer possibilidade de fuga ou de voltar atrás. Sem os navios, seria impossível recuar.

O que essa história pode nos ensinar?

Muitas vezes começamos um projeto; entramos numa nova empreitada; fazemos uma mudança forte em nossa vida pessoal e ficamos pensando no passado. Ficamos sempre com a dúvida se deveríamos ou não ter feito o que fizemos ou tomado a decisão que tomamos. Estamos sempre com um pé no cais e um pé no navio. Será que não vale a pena recuar? Não terá sido uma loucura esta decisão?

E aí, se os navios estiverem no porto a nos esperar, é muito provável que tenhamos a tentação – mais confortável e segura – de voltar, de recuar.  Mas se queimarmos os navios (do passado), não teremos como recuar. Não haverá navios a nos esperar. Teremos que caminhar, ir em frente, acreditar, lutar, vencer.

Assim, quando você tomar uma decisão, ore bastante, pense bem antes e uma vez tomada, queime os navios, ou seja, não pense mais no passado e vá em frente! Se ficarmos pensando na possibilidade de recuar, jamais empreenderemos o esforço total para vencer os desafios que por certo surgirão à nossa frente.

Lembre-se do Apóstolo Paulo em Fp 3; 13-14 “...esquecendo-me das coisas que para trás ficam, e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo...”

QUEIMAR OS NAVIOS nada mais é do que eliminar a possibilidade de retroceder.


Soli Deo gloria
         Pastor Flavio Constantino

5 comentários:

  1. Simplismente explendido 😍😍😍

    ResponderExcluir
  2. Simplismente explendido 😍😍😍

    ResponderExcluir
  3. A possibilidade da fuga divide o seu foco, que deveria ser empregado integralmente para a resolução do desafio.
    Assim como o animal acuado que não tendo mais para onde ir reage e, por vezes, acaba saindo vitorioso da situação aparentemente perdida, assim somos nós diante dos maiores desafios da vida... Em não havendo rota de fuga, a solução é lutar. O medo dá lugar ao senso de sobrevivência, e com a ajuda de Deus, vencemos aquilo que todos diziam estar perdido!...

    ResponderExcluir

CULTO DE INAUGURAÇÃO DA ADBA (09/09/2023)

  No último dia 09 de setembro a ASSEMBLEIA DE DEUS BÁLSAMO E AVIVAMENTO , celebrou ao Senhor por esta grande vitória: a aquisição de um esp...