quarta-feira, 1 de agosto de 2018

A DIFICULDADE DE SE ALEGRAR COM OS QUE SE ALEGRAM


A Palavra de Deus em Romanos 12 versículo 15, nos traz uma reflexão bastante interessante. Diz assim o texto: "Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram".

Olhando pelo ponto de vista de que é melhor estar sorrindo do que estar chorando, você diria que o melhor é alegrar-se com quem está alegre, no entanto, não se espante, é mais fácil chorar com quem chora.

Se alegrar com aqueles que se alegram, é muito mais difícil do que imaginamos. Para alguns, a alegria do outro pode evocar um sentimento de “por que ele e não eu?”

Por não entendermos o que Deus nos ensina, somos facilmente contaminados por sentimentos egoístas, em que é evidenciado o “Eu”.

Nós últimos 19 anos que tenho pastoreado, atendendo gente, essa é a triste realidade do que tenho visto. Nem sempre ficamos contentes com a alegria do outro.

Será que a vitória do outro me incomoda? Porque eu não venci como ele? Será que o sucesso que ele alcançou, não deveria ter sido o meu sucesso? Afinal de contas eu sou uma pessoa melhor do que ele.

Paulo nos adverte em 1Co 12.26: "De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.”

A triste conclusão é que chorar com os que choram é mais fácil para qualquer um do que se alegrar com os que se alegram, visto que chorar com os que choram é identificar-se com o que é comum a todos (o sofrimento), mas se alegrar com os que se alegram é ter a capacidade de celebrar o raro, o inusitado, é a capacidade de alguém que mesmo estando em dificuldades consegue olhar a vitória do próximo com celebração, é perceber que se o meu próximo alcançou êxito e o que não é natural neste mundo de dores, ainda sim me alegrarei com ele.

Que Deus nos dê sempre a capacidade de encontrarmos alegria no sucesso, no êxito e na vitória do próximo.


Pastor Flavio Constantino

Um comentário:

  1. Verdade nem todos se alegram da felicidade do outro. Por esse motivo devemos sempre nos entregar diante de Deus na tristeza e alegria.

    ResponderExcluir

CULTO DE INAUGURAÇÃO DA ADBA (09/09/2023)

  No último dia 09 de setembro a ASSEMBLEIA DE DEUS BÁLSAMO E AVIVAMENTO , celebrou ao Senhor por esta grande vitória: a aquisição de um esp...