quinta-feira, 9 de agosto de 2018

TUDO PASSA, TUDO MUDA. DEUS NÃO MUDA.



Já dizia o sábio: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu” (Eclesiastes 3. 1).

Heráclito de Éfeso quem disse: “Ninguém se banha no rio duas vezes”.

Em meio as constantes transformações, Tudo passa. Tudo muda. O que hoje é importante, amanhã pode não ser mais. O que hoje é o melhor lugar do mundo, amanhã pode deixar de ser. O que deve nos motivar a seguir em frente é saber que tudo passa. Somos obras inacabadas e é por isso que o traço característico da existência é a não permanência dos acontecimentos. As coisas mudam, as pessoas mudam, situações vão e vem em nossas vidas, mesmo que haja por parte de nós uma certa resistência a esses transformações.

O que nos anima é sabermos que as experiências ruins,  culpas e mágoas também passam.

Como diz o Pastor Ed René Kivitz em seu livro O LIVRO MAIS MAL – HUMORADO DA BÍBLIA: “quem não muda é animal irracional. Cachorro nasce cachorro. Mas nós, seres humanos, temos a liberdade em Cristo de mudar”. Isso não significa que devemos ser inconstantes.

Não devemos ter medo dos anos vividos, do tempo perdido, da falta de emoções, dos triunfos e, porque não, também dos fracassos experimentados. Afinal, aprendemos muito com eles. A vida transborda variações. Sempre mudando. A vida tem a sua dualidade: dias turbulentos e dias de calmaria.

Mesmo sabendo que na vida tudo passa e tudo muda. No entanto, existem alguns elementos e valores  que devem ser pontos fixos em nossa caminhada: Amor, dignidade, amizade, respeito por si mesmo e pelos outros, honestidade e a busca constante de cultivar relacionamentos duradouros, devem ser pilares essenciais em seu dia a dia. Devem guiar seu caminho.

Pensando nisso, não posso deixar de considerar algo importante e aqui vai um alerta a cada um de nós. Na busca incansável, porque não dizer da própria sobrevivência, no decorrer da luta diária, em alguns casos na busca pela fama, reconhecimento, acabamos nos esquecendo que tudo passa. Tudo muda. A vida é uma grande roda gigante, às vezes estamos lá embaixo e às vezes lá em cima. Sendo assim, analisemos dois aspectos importantes nessa questão:

1º) Se a vida traz as suas mudanças então é correto afirmar que tudo que está em andamento tem seu oposto como possibilidade, o frio pode ficar quente, e o quente vir a ser frio. Quem sobe a ladeira se cansa da subida, quem está no topo se alegra por ser decida.

2º)  Se tudo passa, devemos aprender a enfrentar tudo sem absolutizar nada: na tristeza, lembremo-nos que depois vem a alegria; na alegria, recordemo-nos que mais adiante toparemos com a tristeza; na fartura preparamo-nos para os momentos de penúria e, na penúria, não percamos a esperança e a força, virá um dia a fartura.

Ainda bem que Deus não muda. Crer nisto é um desafio tremendo para o homem atual, que se considera senhor dos planos.  Aceitar que a própria existência é um mistério maior que nós mesmos é algo que somente quem é sábio, pode saborear.

Tudo passa, tudo muda, mas Deus não muda. Em Tiago 1:17, está escrito "Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança, nem sombra de variação". Em Deus, não há sequer sombra de variação. O Senhor é o mesmo ontem e hoje e será para sempre (Hebreus 13:8).

A razão de Deus não mudar é que qualquer mudança é para pior ou para melhor, mas Deus é perfeito por natureza e não precisa melhorar em nada.

O mundo está em constante mudança, envelhecendo, mas a natureza de Deus continua a mesma: Seu conhecimento, seu poder, sua bondade, misericórdia, justiça e as demais virtudes nunca podem ser maiores ou menores. Deus não está sujeito a nenhum tipo de evolução. Ele é sempre o mesmo.

Na caminhada existencial você pode ter mudado seus valores, suas ações, suas crenças, seus princípios, suas amizades, seus relacionamentos, mas Deus nunca muda.

Encerrando eu deixo a oração NADA TE PERTUBE de Tereza de Ávila:

Nada te perturbe, Nada te espante.
Tudo passa, Deus não muda.
A paciência tudo alcança.
Quem a Deus tem, Nada lhe falta:
Só Deus basta.


Em Cristo,
Pastor Flavio Constantino

Um comentário:

CULTO DE INAUGURAÇÃO DA ADBA (09/09/2023)

  No último dia 09 de setembro a ASSEMBLEIA DE DEUS BÁLSAMO E AVIVAMENTO , celebrou ao Senhor por esta grande vitória: a aquisição de um esp...