terça-feira, 16 de agosto de 2011

Desigrejados - Cresce o número de evangélicos sem vínculo com qualquer igreja


O número de evangélicos que não mantêm vínculo com nenhuma igreja cresceu, informa reportagem de Antônio Gois e Hélio Schwartsman, publicada na Folha de São Paulo desta segunda-feira (a íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

Segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares, do IBGE, eles passaram de 4% do total de evangélicos em 2003 para 14% em 2009, um salto de 4 milhões de pessoas.

Os dados do IBGE também confirmam tendências registradas na década passada, como a queda da proporção de católicos e protestantes históricos e alta dos sem religião e neopentecostais.

No caso dos sem religião, eles foram de 5,1% da população para 6,7%. Embora a categoria seja em geral identificada com ateus e agnósticos, pode incluir quem migra de uma fé para outra ou criou seu próprio "blend" de crenças --o que reforça a tese da desinstitucionalização.

Essa "bola foi cantada" com cerca de um ano de antecedência, pelo BEPEC - Bureau de Pesquisa e Estatística Cristã, cujos diretores são os publicitários e blogueiros cristãos, Danilo Fernandes e Carlos Moreira, editores do badaladíssimo blog GENIZAH. A folha firmou sua matéria nos dados fornecidos pelo respeitadíssimo IBGE, mas o BEBEC antecipou-se ao próprio instituto oficial utilizado pela governo.

O resultado da pesquisa, além de corroborar e aumentar a credibilidade da metodologia empregada pelo BEPEC, cujos diretores parabenizamos, também retrata um grande motivo de preocupação e reflexão. Ao mesmo tempo que estamos ganhando, estamos perdendo e muito. Que Deus nos ajude revermos sistemas e procedimentos para que haja uma reversão na situação.

Assim como a imagem acima, a situação é no mínimo cinzenta! Misericórdia!

Autor: Pastor Carlos Roberto
Fonte: www.pointrhema.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...