sábado, 14 de julho de 2012

Pastores podem ter depressão e doenças crônicas motivadas por preocupação com fiéis


Um estudo realizado pela Universidade Duke, nos Estados Unidos, revelou que o ofício pastoral pode causar danos graves à saúde do pastor. A pesquisa realizada entre pastores da Carolina do Norte mostrou que o fato de eles se preocuparem excessivamente com os fiéis pode levá-los a adquirir doenças crônicas e depressão.

Rae Jean Proeschold-Bell, diretor de pesquisas e professor no Instituto de Saúde Global da Universidade de Duke, comentou sobre o resultado do estudo, “Os pastores reconhecem a importância de cuidar de si mesmos, mas, isso fica em segundo plano quando comparado com as suas responsabilidades profissionais, que inclui cuidar da comunidade”.

Os números da pesquisa revelam que mais de 10% dos pastores são depressivos, o que representa quase a metade da média nacional, e ainda tem os que adquirirem doenças crônicas como diabetes, asma, artrite e hipertensão. Além da má alimentação, a pressão interna para que o pastor seja exemplo, viva fielmente, apoie a comunidade, etc, contribuem para a evolução das doenças.

Outros estudos semelhantes já foram realizados, como por exemplo, um feito pela Igreja Luterana, que apresentou resultados parecidos, apontando vários pastores com problemas de saúde física e mental.

Fonte: Gospel+ 

Nota do blogueiro: Eu que o diga, na última sexta-feira dia 08 de Julho, ao visitar a minha doutora para avaliação de alguns exames fui diagnosticado com hipertensão sem nenhum tipo de quadro na família. Depois de 14 anos de ministério pastoral recebo essa "herança" do ministério. O que fazer? Nada, apenas continuar exercendo o Ministério que o Senhor tem confiado a mim, com a mesma alegria, determinação e excelência . Prosseguindo para o alvo que é Cristo Jesus.

2 comentários:

  1. «Estive (...) a ver, com mais atenção, o teu BLOG e gostei bastante! É um expositor de temas actuais e de verdades bíblicas nos conturbados dias que correm. É também um bom recurso de aprendizagem no discipulado cristão. Tudo o que seja feito com honra ao serviço do Mestre já é por si um galardão! Que Deus te continue a guiar no caminho que tem preparado para ti, a cada dia.»

    ResponderExcluir
  2. Olá Pr. Flavio, Graça e Paz......

    Muito me alegro em visitar o seu blog,pois sempre que o faço sou edificado pelas suas excelentes mensagens. Deus continue abençoando a sua vida, sua família e ministério em nome de Jesus.
    Quanto ao tema da postagem! Creio que se trata de um mal do seculo; os pesquisadores já apontam que 60% da população mundial já está sofrendo de algum transtorno mental. Stress, depressão, síndrome de panico, até mesmo Esquizofrenia. Tudo proveniente de uma vida desgastante e insegura. E, o pior, até os ministros de Deus já estão sendo afetados por este mal. Pra que ninguém se escandalize, é bom lembrar: O profeta Elias sofreu depressão(1Re-19:1-8),Jesus sofreu depressão (Mt-26:36-39).A depressão tenta roubar as nossas forças e a nossa fé. É tempo de buscar a Deus em oração e pedir ao Senhor para renovar as nossas forças (Armas espirituais) para resistirmos os dias maus e não cairmos nas ciladas de Satanás.
    Deus te abençoe.........

    ResponderExcluir

CULTO DE INAUGURAÇÃO DA ADBA (09/09/2023)

  No último dia 09 de setembro a ASSEMBLEIA DE DEUS BÁLSAMO E AVIVAMENTO , celebrou ao Senhor por esta grande vitória: a aquisição de um esp...