quinta-feira, 28 de julho de 2011

Escola de Discípulos


Eu estou muito preocupado, como pastor de igreja, com as tendências comportamentais do povo de Deus. Estamos trocando o “evangelho certo” pelo “evangelho que dá certo”, a essência pela existência, a ajuda do céu pela auto-ajuda, a face de Deus pelas mãos de Deus, a piedade pelo persona- lismo, a grandeza dos valores pelos grandes valores, o Evangelho pelo Eu-vangelho, a necessidade de “ser” para Deus pela ganância do ter.

A ditadura da aparência tem feito dos homens assassinos de essências. o imediatismo, o utilitário é o que tem mais valor hoje. Não conseguimos manter algo por muito tempo, não conseguimos fazer algo por muito tempo, não conseguimos ser consistentes.




Esta supervalorização da aparência faz do homem um ser fugaz, efêmero, transitório. Isto porque a mesma velocidade com que conquistamos nossas metas é a mesma com que nos desfazemos delas.

Diante de fatos intrigantes ocorridos na comunidade pentecostal, na atualidade, não tenho dúvidas de asseverar que um deles, dentre tantos outros que podia citar, é a falência de valores e princípios exarados nas Escrituras Sagradas.




Estamos presenciando – como insensíveis e meros expectadores – o pior momento das comunidades pentecostais no Brasil. Experimentamos hoje o esvaziamento de conteúdos cristãos valiosíssimos que jamais poderíamos negociar, por conta de uma publicidade avarenta, comprometida, inescrupulosa, que visa a padronização de todos os atos cristãos, como aceitáveis e politicamente corretos.

Diante do caos existencial por que passam as igrejas que regulam seus índices de crescimento a partir de cultos cheios e eventos repetitivos, sem construir nada a não ser o “nada” aceitável pela maioria.

Em face da roda gigante em que as igrejas se encontram, brincando com o mais e com o menos dos números antropofágicos e o ziguezague do efeito sanfona que estabelece tensão entre o cheio e o vazio, numa obsessão desoladora, precisamos voltar a prática de fazer discípulo como Jesus nos ensinou. Parece um pouco tarde tendo em vista que a ordem deixada por Jesus já fazem dois mil anos.

Queremos sentar para aprender aos pés de Jesus a partir do maior e melhor manual deixado por ele a Bíblia Sagrada.

Tudo isso, por que além de realizar aquilo que de fato Jesus nos chamou para fazer também é uma maneira de repudiar a esse modelo de igreja que tem sido "referencial" no Brasil onde temos presenciado a mercantilização do evangelho, que vende o que deveria ser oferecido de graça, numa tentativa de barganhar com Deus as suas benesses.

Onde algumas pequenas igrejas, sem nenhuma condição financeira, contratam cantores e pregadores "famosos", que sangram os seus cofres só para darem uma resposta ao povo que a igreja está cheia.

Por tudo isso e muito mais estaremos sentados aprendendo as Escrituras, pois, acreditamos que só a partir do discipulado poderemos escapar desse "evangelho viciado" que tem tomado conta do Brasil, salvo algumas igrejas que ainda tem na Bíblia o seu referencial de conduta e prática.

Cumpramos o que Jesus disse em Mt 28.18-20: "Chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto, ide e fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho mandado. E certamente estou convosco todos os dias, até a consumação do século.”

As aulas terão início no dia 03 de Agosto de 2011 a partir das 19:30 hs.

Que Deus nos abençoe.

Pastor Flavio Ferreira Constantino, espero por você.

2 comentários:

  1. Já esta mais do que na hora dos pastores tomarem esta atitude Pr. Flavio, pois irão perder suas ovelhas para este Eu-vangelho fácil mentiroso de propaganda e marketing que não firma ninguém na verdade. Sem falar nos seminários que contratam professores liberais que ensinam a muitos o liberalismo Teológico. As igrejas tem que começar a se mexer, pois muitos novos convertidos estão confusos pensando ser isso o Evangelho da verdade. Gostei muito e aprovo tudo que foi posto em seu artigo. Paz!

    ResponderExcluir
  2. A Paz do Senhor meu irmão,

    Estava postando em nosso blog um curso sobre este tema quando encontrei seu artigo

    Creio que este é o desejo e chamado de Deus para seu povo

    Ev. Alan
    www.evangelismoitaquerao.blogspot.com

    www.manejandobemapalavradaverdade.blogspot.com

    ResponderExcluir

CULTO DE INAUGURAÇÃO DA ADBA (09/09/2023)

  No último dia 09 de setembro a ASSEMBLEIA DE DEUS BÁLSAMO E AVIVAMENTO , celebrou ao Senhor por esta grande vitória: a aquisição de um esp...